Notícias — 11 Fevereiro 2016

DEFINIDAS AS TEMÁTICAS E PALESTRANTES DO II SEMINÁRIO DE MULHERES DIRIGENTES DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

Foram definidas as temáticas e algumas  das palestrantes que farão parte da 2º edição do  Seminário de Mulheres Dirigentes do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis – Assédio Moral e Violência de Gênero”,  que será realizado de 7 a 8 de março no auditório da CNTC- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília-DF. O combate aos diversos tipos de violência contra as mulheres e outras minorias, o avanço das condições de saúde e segurança e a luta por maior participação feminina nos cargos de comando da entidade formam os  temas que  nortearão os debates e atividades previstos para o “II Seminário de Mulheres Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis – Assédio Moral e Violência de Gênero”. O púbico de 120 participantes será formado por sindicalistas da categoria, incluindo lideranças femininas de todo o país, representantes sindicais e de movimentos sociais, juristas e autoridades políticas. Do evento, sairão encaminhamentos que servirão de diretrizes para os sindicatos de todo o  país. A  iniciativa  é das Secretarias de Mulher das Federações Nacional e Estadual da categoria – Fenepospetro / Fepospetro, lideradas respectivamente por Telma Cardia, presidente do Sinpospetro de Guarulhos-SP   e Sueli Camargo, Presidente do Sinpospetro de Sorocaba-SP. Integram ainda o Comitê de Organização, Marli Ortega, presidente do Sinpospetro de Jundiai-SP e da Secretaria de Igualdade Social e de Gênero da Fepospetro, Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro e Renilda da Paixão, diretora sindical da entidade de Campinas-SP.

Palestrantes:

mulheres

Entre as palestrantes confirmadas para o ” II Seminário de Mulheres Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis – Assédio Moral e Violência de Gênero”, figuram alguns dos principais nomes  da causa em defesa dos direitos e da saúde da mulher. Estará presente na solenidade de abertura, na noite do dia 7, a Dra. Maria Gabriela Prado Manssur – Promotora de Justiça, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Região da Grande São Paulo II e Diretora da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público. Confirmada também a Delegada de Polícia aposentada Terezinha de Carvalho, pioneira na luta contra a violência doméstica. Entre as 4 palestrantes que se apresentarão no dia 8, estão a  médica ginecologista e obstetra Dra Albertina Duarte Takiuti , agraciada com prêmios e indicações internacionais  de reconhecimento à importância  social de seu trabalho à frente do Hospital das Clínicas de São Paulo, e a Dra. Sueli Cabral Ratsham, médica Mestre e Doutora em Saúde Mental pela FCM- UNICAMP. Elas  falarão sobre  o tema: “Reflexões sobre as Relações entre Trabalho Feminino, Dinâmica Familiar  e a Saúde da Mulher”. Está garantida também a participação da ex-deputada federal, Dra. Iara Bernadi, Mestre em Biologia da Conservação e Biodiversidade pela UFSCar. Primeira vereadora de Sorocaba-SP, Iara se notabilizou pela luta em defesa dos diretos da mulher. Deputada Federal por três mandatos, é autora de importantes leis voltadas à proteção e ao empoderamento da mulher. Deverá ser definido ainda nesta semana a escolha do último nome a compor o grupo. Segundo Telma Cardia, a palestrante deverá ser  alguém também capacitada à falar sobre as ações de combate  à perpetuação da violência de gênero.

Resolução: A agenda de realização anual do Encontro das Trabalhadoras Frentistas foi aprovada durante o VII Seminário Nacional da categoria, realizado em Salvador – BA, em julho de 2015. Na ocasião, foi decidido que as temáticas deverão compreender a questão do estreitamento da comunicação entre as dirigentes sindicais,ações de qualificação do grupo, o combate a todo o tipo de violência de gênero e o desenvolvimento de ações de amparo e empoderamento das mulheres, para a plenitude de direitos. A categoria se propôs ainda a aumentar gradativamente a participação feminina nos cargos de comando dos sindicatos. Hoje, essa representação engloba 5 presidentes e 79 diretoras distribuídas entre os 51 sindicatos.

A Entidade: Com mais de 20 anos de atuação, a Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro, presidida por Francisco Soares de Sousa,um dos fundadores da categoria, reúne por todo o país mais de 50 sindicatos. Juntamente com a Federação Estadual dos Empregados em Postos de Combustíveis de São Paulo – Fepospetro, presidida por Luiz Arraes, representa aproximadamente 500 mil trabalhadores, sendo 100 mil no estado de São Paulo. Mulheres são 30% desse contingente.

SERVIÇO:

Evento: “II Seminário Nacional de Mulheres Dirigentes  do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis -Assédio Moral e Violência de Gênero”

Data: 07 e 08 de março de 2016

Local: Centro de Convenções da CNTC- Confederação Nacional do Comércio – Brasília-DF

End: bloco C – Lote 65 – Sgas W 5 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-020

Informações: Telma Cardia : (11) 95656-0741 / contato@fenepospetro.org.br

 www.frentista.org.br / www.sinpospetrocampinas.com.br

Share

About Author

Comunicação Sinpospetro