Destaque Notícias — 30 Abril 2014

Neste dia 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador, vamos comemorar fazendo uma reflexão profunda sobre o verdadeiro sentido da data e de sua origem, que foi a grande greve de milhares de trabalhadores norte-americanos em Chicago, em 1886.

Os trabalhadores reivindicavam a redução da jornada de trabalho para oito horas. Porém o desfecho foi trágico, levando a morte e condenações à forca e a prisão de vários companheiros.

Precisamos resgatar o verdadeiro significado da data e voltar ao tempo em que milhares de trabalhadores lutavam por melhores salários, redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, pelo fim das desigualdades sociais, de gênero e raça, entre tantos outros.

É comum os trabalhadores questionarem e não entenderem a importância do Sindicalismo e por isso, geralmente, são levados a acreditar que um sindicato serve somente para fazer reclamações.

Porém, um sindicato é formado por trabalhadores da categoria, pessoas que vivem todas as situações cotidianas da profissão.

Por detrás de um sindicato existe todo um processo histórico de organização e de lutas que surgiu, justamente para defender os interesses da classe trabalhadora. Se não fossem os sindicatos, muitos direitos que hoje estão consagrados nas leis do nosso país, jamais teriam saído do papel. São conquistas arrancadas e mantidas com muita garra e coragem, nas lutas que se desenvolveram ao longo de muitos anos.

Um sindicato de trabalhadores existe para defender os interesses da categoria, lutar pela ampliação de seus direitos, conquistar melhores salários e condições dignas de trabalho e oferecer aos trabalhadores, alternativas de relacionamentos solidários.

Precisamos nos ater ao que está acontecendo em nosso país. Nossos políticos que estão no poder tentam minguar os direitos dos trabalhadores, principalmente a força dos sindicatos na representação da categoria profissional, nas novas formas de participação e organização social e a relação dos movimentos com as entidades sindicais e partidos.

Temos muito a conquistar, mas para que os nossos objetivos sejam alcançados, precisamos de sua participação.

O Sindicato só é forte com a participação de todos os trabalhadores.

Parabéns trabalhadores!!!

Share

About Author